Circuito Gastronômico

Projeto de Fortalecimento da Gastronomia em Comunidades

O que é o Projeto?

O principal objetivo do projeto é fomentar o desenvolvimento dos bares e restaurantes localizados nas favelas pacificadas para aumentar a sustentabilidade desses negócios através do aumento da lucratividade e aumento da competitividade dessas empresas.

Para alcançar esse objetivo, as ações se concentram em quatro eixos:

Capacitações empresariais e técnicas

  • ao todo o Projeto oferece 42 horas de capacitações e consultorias em gestão (marketing, finanças, precificação, atendimento ao clientes, dentre outros) e orientações para formalização.

Inovação

  • Os empresários são orientados para o uso de técnicas inovadoras para produção, armazenamento e manipulação de alimentos. Também são orientados para desenvolver ações inovadoras para produção e apresentação dos pratos atrativos, atendimento ao cliente e layout do estabelecimento.

Acesso a mercado

  • O Circuito Gastronômico Sebrae na Mesa Comunidades é a principal de ação de acesso a mercado.

Produção de informações

  • Produção de diagnósticos, avaliações e monitoramento dos negócios situados nas Comunidades Pacificadas. Durante o Projeto os empreendedores participantes são monitorados para acompanhar o desenvolvimento empresarial dos negócios e também para medir os impactos das ações executadas no escopo do projeto.

O que é o Circuito Gastronômico Sebrae na Mesa Comunidades?

O Circuito Gastronômico Sebrae na Mesa Comunidades é um evento organizado pelo Sebrae/RJ onde os moradores das favelas e os visitantes poderão degustar pratos autênticos da “Culinária Carioca de Raiz” criados e produzidos nas comunidades pacificadas. É a principal ação de acesso a mercado do Projeto.

Através de um roteiro definido a partir dos estabelecimentos inscritos para o evento, a população poderá circular pelas comunidades e experimentar os pratos desenvolvidos especialmente para o Circuito. Além de degustar as delícias produzidas nas favelas os visitantes poderão conhecer os atrativos turísticos desses locais.

Neste ano o Circuito será realizado nas UPPs: Providência e Morro do Pinto, Salgueiro, Santa Marta, Tabajaras/Cabritos, Chapéu Mangueira e Babilônia, Rocinha e Vidigal. Ao todo serão contempladas 10 comunidades.

Para se preparar para o evento, os cozinheiros realizam capacitações em gestão e oficinas técnicas para melhorar seu negócio. São as capacitações e incorporação de instrumentos de inovação que promoveram a sustentabilidade dos negócios e o fortalecimento do setor de gastronomia nas comunidades. Para o projeto este é o maior legado desta ação.

No período de realização do Circuito ocorrerão eventos culturais, de turismo, artesanato e música. Pois um dos objetivos do evento é integrar os empreendimentos de gastronomia a outras cadeias produtivas locais.

Quem organiza o Circuito?

O Circuito é uma iniciativa do Sebrae/RJ e de parceiros do setor público, sociedade civil e setor privado. São parceiros deste projeto o Rio+Social, UPP, Age Rio, UPP, NBS Rio+Rio, Favela Orgânica, Tabritur, Favella Inn e Coral, além das associações de moradores e associações comerciais locais.

Seja parceiro desta iniciativa! Venha conversar com o Sebrae para descobrir como você pode apoiar o desenvolvimento econômico das Comunidades Pacificadas!

Quando aconteceu?
A primeira edição foi realizada em novembro de 2014. No ano de 2015 foi realizada no mês de setembro.

Quais favelas participam do Circuito?
Todos os empreendimentos que atuam no setor de gastronomia das comunidades Providência e Morro do Pinto, Salgueiro, Santa Marta, Tabajaras/Cabritos, Chapéu Mangueira/ Babilônia, Rocinha e Vidigal.

Os interessados em se inscrever no circuito devem entrar em contato com o telefone 0800-570-0800

Venha conhecer a gastronomia das Favelas!